segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Estivemos a escrever textos em parceria com o título "O meu jardim secreto". Depois de lermos para a turma, escolhemos aqueles de que gostámos mais para publicar neste nosso espaço.

Texto um

O meu jardim secreto tem muitas flores bonitas.
Um dia, uma criança tentou entrar no meu jardim mas eu não deixei. O menino tinha cabelos louros, olhos azuis, pele branca e era inglês. Esse menino não gostava de plantas e tinha um frasco no bolso que deixou cair no chão. O frasco abriu-se e deitou líquido para as plantas.
Quando voltei ao jardim, as plantas estavam murchas e não estavam alegres como de costume. Eu achei que não as tinha regado bem, peguei no regador e reguei-as.
No dia seguinte, quando fui ao meu jardim, as minhas plantas coloridas tinham-se tornado em plantas carnívoras. Elas comiam tudo o que lhes aparecia à frente, destruíram a cerca e foram para a cidade.
Lá em casa, no meu laboratório científico, fiz uma poção, fui ao largo e pus a poção nas plantas. Assim, as plantas voltaram ao lugar e como estava noite fui-me deitar.
No dia seguinte fui ao jardim e as plantas disseram-me:
- Olá Isabel!
E eu respondi muito espantada:
- Olá a todas! Vocês falam??
- Sim. Ontem quando puseste a poção, viemos para o lugar e começámos a falar.
Fui para o quarto, pensei durante algum tempo e depois lembrei-me:
"- Podíamos fazer uma exposição!"
Contei às plantas, elas acharam uma boa ideia e no final da exposição, as plantas cantaram:
- Na na ni ni na na ni ni!
E acabou a história. Ah! E antes que me esqueça, as crianças adoraram a exposição e ficou o jardim mais lindo da zona.

Autoras: Alice e Teresa



Texto dois

Um dia, eu encontrei uma passagem secreta e... entusiasmado e curioso, fui lá ver.
Escorreguei por essa passagem até que cheguei a um a um parque. Quando lá cheguei aproximei-me do escorrega e ouvi uma voz.
- Quem és tu? - perguntei eu.
- Sou a Fada de todos os jardins. Queres cuidar deste jardim e guardá-lo?
- Sim, claro, com todo o gosto!
- Ah...Ah...Ah... Mas vais ter um baú secreto.
A Fada abriu um portal para ir guardar o seu baú secreto. O jardim ficava dobrado dentro do baú. O jardim era verdejante, brilhante, maravilhoso e encantador. Tinha muitas flores de várias cores, muitos baloiços que estavam limpos, três escorregas brilhantes de várias formas e uma piscina muito grande cheia de água.
No dia seguinte eu fui ao jardim pôr a conversa em dia com a Fada. Nós fomos muito amigos até ela se ter ido embora para outro jardim. Eu fiquei desiludido mas compreendi-a.
A partir dessa data, guardei sempre o jardim no baú e também não parei de pensar na Fada.

Autores: Marta e Nuno Diogo



Texto três

Era uma vez o meu jardim secreto que ficava num país longínquo.
Para lá chegar tinha que se atravessar um guarda-fatos de madeira, com um grande buraco fundo lá dentro.
O jardim era grande, verdejante e colorido. Ele tinha lá dentro um grande lago azul, um grande parque, montes de passarinhos que cantavam, árvores de fruto e de desejos e tinha muitas flores, como: rosas às pintinhas brancas e vermelhas, papoilas às riscas cor-de-rosa e laranja, violetas roxas com manchas azuis, margaridas axadrezadas, jasmins amarelos e vermelhos,... O jardim tocava uma bonita melodia sempre que eu lá entrava.
Eu só descobri este maravilhoso jardim quando estava a brincar às escondidas com os meus amigos. Escondi-me dentro do guarda-fatos e então é que reparei no tal buraco. Quando espreitei para lá, caí e vi aquele maravilhoso jardim mágico.
Um dia portei-me mal e então o buraco cerrou-se e eu não pude entrar. Depois portei-me bem e o buraco voltou a abrir-se.
Certo dia, eu decidi contar aos meus pais e amigos e desde aí, o jardim deixou de ser secreto.
Ultimamente, os meus amigos têm ido lá brincar comigo.
Autores: Márcia e Paulo

Texto quatro

Eu, desde pequeno que brinco num jardim bonito e cheio de flores. Está situado numa zona distante, tão distante, que quase ninguém o consegue encontrar. Como quase ninguém o consegue encontrar eu chamei-lhe "O meu jardim secreto".
Na Primavera, tive que mudar-me para a casa da minha tia e desde então, fui-me esquecendo do meu jardim.
Passados 2 anos a casa da minha tia ficou sem electricidade e tive que ir viver de novo para a casa dos meus pais.
Quando cheguei a casa dos meus pais pus as malas ao pé da porta e fui a correr ver o meu jardim. Assim que lá cheguei fiquei espantadíssima: estava lá uma menina a saltar à corda.
Fiquei nervoso porque não sabia como é que ela tinha lá chegado e perguntei-lhe o que fazia ali. Ela respondeu-me que como ninguém vinha para ali morar, ela aproveitava para ir lá brincar.
Então eu perguntei-lhe:
- Tu não queres partilhar o jardim comigo?
E a menina respondeu-me:
- Sim, quero!
E desde então, eu e a menina tratamos do jardim e fazemos com que toda a gente vá lá brincar.

Autores: Daniela e Gonçalo

2 comentários: