sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Visita à Quinta Pedagógica

Fomos à quinta Pedagógica no dia 5 de Novembro de 2009. A Quinta Pedagógica de Portimão foi inaugurada a 23 de Abril de 2008, pelo presidente da câmara Dr. Manuel da Luz.
Nós fomos de autocarro até lá. Quando chegámos conhecemos a nossa guia, a Telma, que nos foi guiando pela quinta e explicando como tudo se passa.
Em primeiro lugar nós fomos ver o pombal. Lá, havia pombos e codornizes, cujos ovos e a carne servem para a nossa alimentação. As codornizes, também são animais que são utilizados para serem caçadas.
Fomos à maternidade da quinta onde havia vários tipos de póneis.
De seguida fomos ver a horta, e havia couves, alfaces, alho francês, feijão rasteiro, alhos normais e abóboras.
Após termos estado na horta, fomos ao picadeiro e soubemos que os cavalos servem para desporto e lazer. A Telma, a nossa guia, disse também que se utilizavam os cavalos para fazer hipoterapia com pessoas diferentes.
E sabem uma coisa? A Estrela é a égua mais velha da quinta e já chegou ao limite de idade para um cavalo, 30 anos.
De seguida fomos à cocheira, a casa dos burros e fomos ao lago, à casa dos patos, gansos e sapos. Vimos um salgueiro-chorão que é uma árvore muito agradável.
Sabem? Os pavões abrem o leque para atrair as fêmeas, para se defenderem e parecerem maiores que os inimigos. Lá na capoeira estavam também umas galinhas muito penudas que se chamam plainas. Até nas patas tinham penas.
Depois fomos ao curral das cabras e ao ovil (curral das ovelhas), onde demos comida às ovelhas e aos carneiros. O carneiro, que tinha uns chifres enormes, fartou-se de bater com eles no portão, à espera que se abrisse para ir comer. Foi um bocado difícil, mas tivemos de estar em silêncio a vê-los comer por causa do carneiro.
Passámos ao pé da manga, que é o sítio onde se dão as vacinas aos animais de grande porte.
Logo a seguir fomos ver os cães. A Telma disse-nos que havia um cão que tinha sido muito mal tratado pelo dono porque lhe batia e depois foi para o canil da quinta. Lá, ele é bem tratado, mas ainda é desconfiado quando se aproximam as pessoas, por causa do que passou.
Entretanto fizemos um pequeno intervalo e fomos lanchar e brincar. No final da visita, fomos plantar sementes de ervilha num pequeno vaso, onde colocámos terra e água e trouxemos para casa para pôr ao sol e cuidar.
Por fim escolhemos um nome para baptizar a vaca que tinha chegado à quinta naquele dia. Esperemos que escolham um dos nomes que propusemos.
Em seguida voltamos à escola. Foi uma manhã bem passada!

1 comentário:

  1. a nossa guia tambem foi a telma estou a gostar do vosso blog
    bj sorina turma f prof luzia

    ResponderEliminar